Visual e Estilo

Barba no estilo clássico, como fazer

A rotina de todo homem inclui o ato de fazer a barba. Quer ele possua muito ou pouco pelo, é preciso cuidar para que seu rosto não fique parecido com o dos homens das cavernas. O que muita gente não sabe (ou sabe) é que existem diversos tipos de barba e desenhá-las não é tarefa das mais fáceis.

Procuramos relacionar alguns tópicos para lhe ajudar a fazer a barba no estilo clássico. Esperamos que após o processo você fique com o rosto lisinho, sem pelo algum, e a pele bonita, sem irritações.

Todo o processo envolve basicamente dois fatores: aplicação de técnicas corretas e produtos de qualidade. Lâminas de barbear novas são fundamentais.A preparação também é importante, mas, também, são necessários cuidados com o pós-barba. Saiba como conquistar um barbear digno de profissional.

PREPARE SEU ROSTO COM UMA BOA ESFOLIAÇÃO

Assim como necessitamos em todo cuidado com o corpo, fazer um barba bem feita também necessita de uma preparação adequada. Você já ouviu falar em esfoliação? Em resumo, é um processo natural que acontece de forma imperceptível. Durante esse processo a pele se renova constantemente a cada 28 ou 30 dias. É o momento em que literalmente trocamos de pele.

Esse processo determina a aparência áspera, fosca, seca e cansada, com destaque às rugosidades e desagradável ao toque. A esfoliação cosmética é uma alternativa bastante eficaz na reversão deste processo. O OBJETIVO É ACELERAR O PROCESSO NATURAL DE ESFOLIAMENTO.

Na verdade realiza-se, de forma artificial, um processo que, quando ocorre naturalmente, é lento e desigual. Liberando a pele de células mortas e de impurezas depositadas, a esfoliação revela, instantaneamente, uma superfície cutânea mais suave, lisa, luminosa e viva.

Não importa a idade, a esfoliação ajuda a acelerar o ritmo de regeneração e rejuvenescimento da pele, suavizando pequenas rugas, desobstruindo os poros, favorecendo a penetração e intensificando a ação de qualquer outro produto cosmético aplicado posteriormente.

Fazer limpeza de pele usando, claro, os produtos adequados facilita o trabalho na hora de deslizar a lâmina de barbear.

esfoliação masculina

COMO ABRIR OS POROS DA PELE

Depois de uma boa limpeza de pele ainda resta um detalhe dos mais importantes no preparo para o início do barbear. É preciso decidir qual é o melhor momento para fazer a barba.

Sem dúvida alguma, um dos mais recomendados pelos especialistas, é após o banho quente. O vapor da água quente ajuda a amaciar os pelos e abrir os poros. Isso vai facilitar a raspagem. Entretanto, se tomar banho quente não for possível recomenda-se descansar uma toalha morna por alguns minutos no rosto para ter o mesmo efeito.

toalha no rosto

RASPAR NO SENTIDO DO CRESCIMENTO DOS PELOS

Pode parecer a coisa mais simples de se fazer, mas a maioria dos homens não fazem isso. Talvez, até mesmo você, meu caro leitor, já tenha feito raspagens no sentido debaixo para cima ou outro menos convencional.

Saiba que um dos problemas mais comuns relacionados ao barbear são os dolorosos pelos encravados. Isso acontece porque não são devidamente cortados e um dos melhores jeitos de evitá-los é removendo-os no sentido do crescimento dos fios. Principalmente as regiões que compõem as laterais do rosto e o bigode. Essas, impreterivelmente, devem ser raspadas com movimentos de cima para baixo.

USE, SEMPRE, LÂMINAS DE BARBEAR NOVAS

Se você fez o processo corretamente, até aqui, vai perceber que a sua pele está mais sensível. Portanto, usar, nesse momento, lâminas de barbear ou navalhas desgastadas é correr o risco de provocar cortes e irritações.

Procure evitar esse transtorno ficando atento ao seu aparelho de barbear. Observe a fita lubrificante que a maioria deles possui, principalmente os mais modernos. Se estiver esbranquiçada, está na hora de substituí-la por outra. No caso daqueles mais simples, que não possuem essa fita é preciso verificar se a lâmina está afiada. Principalmente no caso das navalhas.

lâmina de barbear

FINALIZAR COM PÓS-BARBA

Ao terminar toda a raspagem da barba, é hora de fechar os poros e evitar possíveis sangramentos. Deve-se lavar o rosto com água fria e abundante. Procure, também, usar um produto pós-barba. Ele tem função cicatrizante, porém é preciso ter cuidado na escolha, pois deve ser feita com base no seu tipo de pele.

Fora o uso do pós-barba, recomenda-se o uso de um filtro solar, principalmente se fizer a barba pela manhã, em conjunto com um hidratante de sua preferência.

lavar o rosto
pós-barba

Esperamos ter lhe ajudado a ter uma barba e uma pele mais saudável.

Deixe seu comentário ou sugestão de assuntos para tratarmos aqui. Ficaremos felizes com a sua participação.

Equipe

Mr. Elegance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *